MEDICINA DENTÁRIA DESPORTIVA
A Medicina Dentária Desportiva dedica-se á prevenção e tratamento das lesões dentárias e doenças orais associadas ao desporto e exercício físico.
Como afecta à saúde oral o rendimento desportivo?
O estado da boca é muitas vezes considerado o reflexo do corpo: uma boca sã contribui para um corpo são que se comporta de maneira correcta e eficiente. Pelo contrário uma boca pouco saudável pode afectar o seu rendimento desportivo de várias formas:
- Uma saúde oral deficiente influencia a sua qualidade de vida e bem estar, factores importantes para um bom rendimento desportivo.
-A cárie e a doença periodontal favorecem a presença de inflamações e infecções no seu corpo, acarretando um efeito negativo no rendimento desportivo.
- Uma má oclusão dentária pode afectar a postura corporal e a forma de caminhar, aumentando o risco de lesões.
-Uma urgência como um abcesso, dor ou a erupção de um dente do siso antes de uma prova podem diminuir o rendimento ou impedir a participação. Para o evitar, tratamento deve ser imediatamente efectuado após um diagnóstico precoce.
Como o desporto pode afectar a saúde oral?
- As bebidas desportivas e suplementos com grandes quantidades de ácidos e açúcares podem causar cáries e aumentar o risco de erosão dentária.
- Os traumatismos dentários podem ocorrer com frequência quando se praticam desportos de contacto ou de combate sem a adequada proteção.
-Desidratação e stress favorecem secura da boca, erosão e bruxismo influindo negativamente na sua saúde.
- Nos desportos aquáticos, o PH baixo da água das piscinas pode causar danos no esmalte dentário.
É portanto primordial implementar estratégias para contrariar estas situações.
