PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL

PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL

PROTESE DENTARIA

Tem por objetivo a reabilitação oral do paciente. Normalmente substituindo os dentes que estão em falta, devolvendo desta forma a estética, fonética e funcionalidade perdidas.


Com a ajuda de novas técnicas, cada vez mais se conseguem estes objetivos com máximo conforto no uso das próteses.

 

Podemos agrupar as próteses em dois grandes grupos:

 

PROTESE FIXA

Tem como objetivo restaurar, parcial ou totalmente, de forma fixa (só podem ser removidas pelo Médico Dentista), a coroa de um ou mais dentes ou substituir peças dentárias em falta. Estas próteses são dento ou implanto suportadas.

Podem ser próteses unitárias, pontes (3 ou mais dentes) ou totais (toda a arcada), feitas em cerâmica (normalmente Zircónia), com textura e aspeto incrivelmente semelhante aos dentes naturais.

As principais vantagens da prótese fixa face às próteses removíveis são o maior conforto e estética. 

 

PROTESE REMOVIVEL

A prótese removível, tal como o nome sugere, permite ao paciente coloca-la ou retira-la da boca.

São próteses apoiadas diretamente sobre a mucosa e, em determinado tipo de prótese, também pelos dentes remanescentes (prótese esquelética).


As próteses dentárias removíveis podem ser:


1. Prótese acrílica – confecionada em resina acrílica (dentes e estrutura de suporte), biocompatível com a gengiva onde apoia e restantes tecidos orais. Poderá ter ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.

 

2. Prótese esquelética – na prótese dentária esquelética a estrutura de suporte é confecionada em metal (cromo-cobalto) e dentes em acrílico.

Apoia nos dentes existentes que lhe servem de retenção. A prótese esquelética ocupa menos volume na boca e geralmente não implica tanta impactação de alimentos relativamente à prótese acrílica, o que faz dela uma prótese mais cómoda de usar para o paciente.


MARCAR CONSULTA
Share by: